Por que o comunismo não dará certo?

Publicado: 19 de agosto de 2006 em Uncategorized

Olá a todos, voces podem ter se perguntado por que eu falei de comunismo nesse blog voltado as ciencias exatas, em especial a física. O motivo é simples: o comunismo não da certo por causa de uma coisa que é estudada pela física. Primeiramente vamos pensar numa das idéias q o comunismo traz que é que tudo seja extremamanete organizado, de forma que não exista nenhum tipo de desordem, e esse é o erro fundamental do comunismo, pois contraria as leis da termodinamica, em especial a da entropia (segundo a wikipedia:A entropia (do grego εντροπία, entropía) é uma grandeza termodinâmica associada ao grau de desordem de um sistema macroscópico. Equivalentemente, mede a parte da energia que não pode ser transformada em trabalho. É uma função de estado cujo valor cresce durante um processo natural em um sistema fechado). A entropia tende a aumentar com o tempo, então, é impossivel criar algo extremamente organizado por muito tempo, pois a entropia aumentará com o tempo, destruindo assim a “organização” anterior. A experiencia mostra que o aumento da entropia nunca é cancelado e isso faz os sistemas evoluirem, assim lanço a idéia: Vamos trocar o que está escrito na bandeira do Brasil, em vez de “Ordem e Progresso” deveriamos colocar “Desordem e Progresso”, ou “Desordem é Progresso”. Pois assim, aumentando a nossa entropia, poderemos enfim evoluir. Esse post foi baseado numa aula excepcional de Química que eu tive ontem. Como sempre, é impossivel escapar da física mesmo qdo se acha q ela está muito distante.

Anúncios
comentários
  1. Porém, caro Diego,Imagine que pensando na termodinâmica do comunismo, ele poderia dar certo. Porque o enunciado da 2ª lei, dentre os diversos, pode ser: “Um processo que ocorre unicamente para diminuir a entropia do universo ou de um sistema isolado não ocorre”. Isto quer dizer que o comunismo não ficaria organizado, a menos que esta desorganização fosse compensada em outro lugar.Por exemplo: você cria um sistema organizado, mas a custa de outros sistemas que sofrem com a perda de energia na forma de calor. Isto é, organizado por um lado, mas desorganizado por outro.heehehehehehehehAbraços

  2. Diego disse:

    Adriano,obrigado pelo comentário. Que lado você deixaria organizado e qual lado vc desorganizaria?Volte sempreps: nem lembrava mais desse post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s