Ficção cientifica, aliada da ciencia??

Publicado: 25 de janeiro de 2007 em Uncategorized

Meu caro “colega de profissão” Mario Andrade (favor vide comentario do post anterior) me perguntou se eu achava que a ficção cientifica tem um grande impacto/importancia na ciencia. Eu acho que em partes… Talvez algumas invenções tenham sido “impulsionadas” por algum livro de ficção cientifica ou algo do genero, mas eu acho que a ficção cientifca se baseia muito mais num sonho, ou melhor na esperança que a ciencia desenvolva algo que seja maravilhoso ou novo.
Se pensarmos no cinema onde a ficção cientifica é sempre um tema recorrente, temos o exemplo-mor de ficção cientifica que é o filme 2001: uma odisseia no espaço, o filme é excelente (embora seja um pouco sem pé nem cabeça em algumas cenas… mas isso não tira o mérito do filme pelo contrario, o reforça), estamos em 2007 e ainda não temos um hal-9000 (para quem não sabe, um super computador que comanda toda a nave, conversa com os pilotos e em um determinado momento resolve mata-los, desculpem pelo spoiler). Do ponto de vista “formal” de física é um filme razoavelmente certo, ausencia de som no espaço, falta de gravidade e etc..

Eu gosto muito de ler ficção cientifica (Julio verne é d+), mas como disse não acho que tenha um grande impacto na ciencia ou incentive alguem a fazer ciencia.

Deixe um comentário

