Divulgar Ciência

Publicado: 6 de junho de 2008 em Divulgação Científica

Essa semana ocorreu o evento “Universidade Aberta” (UA) e junto com a UA ocorreu também o Circo da Ciência que reune experimentos de Física, Química, Matemática e Biologia. Mais uma vez participei como monitor de alguns experimentos.
Foram dois dias MUITO cansativos, no final do segundo dia meus pés doiam muito e eu estava quase sem voz, mas valeu a pena, penso que divulgar Ciência é muito importante assim como divulgar Cultura (e indo mais longe ciência é um tipo de cultura, assim como o cinema, teatro e etc).
Seria lindo montar uma estrutura como a que foi montada na UFSCar no meio de uma praça publica, se num evento dentro da universidade tivemos quase 10 mil pessoas, eu garanto que um evento desses em praça publica reuniria no mínimo 20 mil.
Pesquisas mostram que a maioria da população se interessa por ciência mas infelizmente o acesso das pessoas à ciência é muito restrito e até difícil, as formas mais comuns são revistas e livros (que infelizmente são caros) e os poucos programas na tv são em horários “ruins” de manhã cedo no final de semana, a pouco tempo pela primeira vez tivemos um quadro sobre ciência num dos programas de maior audiência no horário nobre de domingo, apesar das criticas que eu ouvi sobre o quadro como me disse o Profº Nelson Studart “Onde você tiver de chance de divulgar ciência aproveite, seja no Faustão ou no Fantástico”.
Pra encerrar queria deixar um pensamento de Albert Einstein sobre Ciência:
“Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.” (Albert Einstein)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s