“A Terra é azul” completa 50 anos

Publicado: 13 de abril de 2011 em Astronomia, exploração espacial
Tags:, ,

“A Terra é azul” com essas palavras o cosmonauta Yuri Gagarin a bordo da capsula Vostok 1 inaugurou uma nova era para a humanidade. No dia 12 de Abril de 1961, pela primeira vez o homem alcançava o espaço.

Capsula Vostok 1 Vostok 1

O feito de Gagarin colocou de vez a União Soviética na liderança da corrida especial (os soviéticos já haviam sido os primeiros a colocar um satélite em orbita, e a lançar um ser vivo ao espaço) e desencadeou a reação norte-americana para a chegada do homem à lua, inaugurada com um famoso discurso do presidente John F. Kennedy.

Apesar dos americanos terem chego na Lua de maneira geral podemos dizer que os soviéticos venceram a corrida espacial por pontos. Hoje essa disputa não existe mais e é muito comum vermos americanos e russos trabalhando juntos na Estação Espacial Internacional (que alias estará visivel amanhã, dia 13 de abril de 2011, as 20h30 próxima às 3 Marias, você verá um pontinho luminoso passando por lá rapidamente)
Infelizmente Gagarin morreu em um acidente enquanto pilotava um MIG-15 (um avião venerável alias), sua morte foi objeto de diversas teorias da conspiração que diziam que o assento ejetável teria sido sabotado pela KGB

Curiosidade: Os russos, americanos e chineses tem palavras diferentes para chamar o homem (ou mulher) que vai para o espaço. Para os russos é cosmonauta, para os americanos é astronauta e para os chineses taikonauta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s